terça-feira, agosto 26, 2008

MAURO XUXA E AS BATALHAS!




Em quase todas as entrevistas que os atletas de MMA participam, uma pergunta é clássica “VOCÊ DÁ AULAS?”. Não coincidência, mas a resposta também é clássica: “SIM”.
E com o atleta da equipe Boxe-Chinês / Check Mat JJ- MAURO XUXA a situação não é diferente. Ele dá aulas não apenas em uma, mas em quatro academias para conseguir se manter. “Dá para contar nos dedos da mão direita os atletas de MMA que vivem apenas com o dinheiro da luta”, Xuxa comenta a realidade brasileira.
Infelizmente ser atleta no Brasil é uma grande batalha. O primeiro desafio vem dentro de casa quando é preciso convencer a família da carreia que escolheu. Depois existem aqueles desafios conhecidos por todos: local de treino, equipe para treinar se ser treinado, horários disponíveis sem falar no patrocínio, que é essencial para o sucesso do atleta.
Os atletas de MMA ainda têm um desafio a mais para vencer – O PRECONCEITO. “Quando vou pleitear patrocínio o empresário já faz cara feia; quando falo qual é a minha modalidade, a primeira frase que escuto é que o empresário não quer sua imagem vinculada à violência.” comenta Xuxa, indignado com a ignorância em relação ao estilo de luta.
Entretanto essa é uma realidade que vai demorar para ser melhorada e uma alternativa para a falta de dinheiro é dar aulas. Ser professor de artes marciais em academias é a segunda profissão da grande maioria dos atletas. E é de lá que vem a verba para a manutenção de cada um deles. Mais comum ainda é o atleta dar aulas em três ou quatro academias, como é o caso do Mauro Xuxa.
Atualmente ele é professor de Boxe-Chinês nas academias SPF Sport & Fitness, ID, Aerobics Center e ID. “Só não dou mais aulas porque não tenho mais horário livre.”, fala o atleta da equipe Boxe-Chinês / Check Mat JJ. E essa falta de tempo, na opinião de Mauro Xuxa, é o pouco que mais atrapalha a vida do atleta.
É freqüente o atleta abrir mão de treinos porque o horário calha no mesmo horário em que ele tem aulas pra dar.
Porém Xuxa ressalta que seus alunos são seus maiores fãs! “A admiração, o carinho que eles têm por mim é grandioso, recompensador!”. Uma outra vantagem que ele aponta é a segunda fonte de renda que existe na academia. Xuxa explica que faz camisetas e shorts com seu logo e oferece para seus alunos, além de vender o equipamento necessário para a prática do esporte.
O grande objetivo não só do Mauro Xuxa, mas também de todos os atletas e conseguir se manter apenas com o dinheiro das lutas e ter a profissão de professor de artes marciais apenas como um hobby e não como uma necessidade. E Xuxa finaliza “Para mim esse objetivo está longe! Mas sei que um dia eu acerto uma seqüência nele!”.
Colaborou- Steffanie Vanucci.

Nenhum comentário: