quarta-feira, dezembro 31, 2008

DIAS MELHORES PRA SEMPRE !!!





No Estado do Maranhão, mais precisamente na capital, São Luis do Maranhão de onde eu vim, melhor dizendo, nascí, muito me preocupava a situação do Jiu-jitsu, sem competições de grandes portes, sem a participação das grandes academias nos poucos eventos que eram realizados e com um número significativo na queda de praticantes, me fez enxergar um quadro pouco animador das três vezes em que tive a oportunidade de voltar na minha terra natal.
A fogueira da vaidade, o égo e a falta da prática do perdão abriram bréchas para o enfraquecimento da Arte Suave, aquela que tanto briguei e trabalhei enquanto estive no Maranhão, ao ponto (relembrado pelo atual Presidente da Federação de Jiu-jitsu) de arbitrar TODAS as lutas dos campeonatos, por acreditar sempre que mais importante do que criticar é contribuir !
Fui convidado por Wesley e Joelson, dissidentes da academia Toca do Samurai a puxar um treinão para os seus alunos e fiquei muito feliz, além de honrado, por entender que ali, em meio ao processo de ruptura e inicio de caminhada encontrava-se um luz no fim do túnel, por acreditar que com a mudança radical de comportamento para melhor, regada ao respeito e vontade de que o Jiu-jitsu tenha a sua retomada a um crescimento significativo e com a intenção coletiva de praticar o verbo SERVIR, ví que é possivél sim, uma nova geração que está chegando junto com uma geração (também nova) que já está ai, JUNTAS ensinar aos professores a ARTE DE SE RELACIONAR, coisa que tem faltado a muito no meu Estado, não precisa amar, basta respeitar e já estará valendo a pena !
Torço pelo Jiu-jitsu do Maranhão, torço para que os alunos participem das competições, INDEPENDENTE de quem as realizem, sociabilizar, competir, se relacionar, aceitar, se doar e amar o Jiu-jitsu serão ferramentas fundamentais para essa mudança já em 2.009, estarei trabalhando duro pelo Jiu-jitsu no Rio e em todo Brasil, mas meu coração sonha em logo logo estar de volta ao Maranhão para realizar um boa competição, PARA TODOS, pois o Jiu-jitsu não tem dono e é um ferramenta da Paz, podem acreditar, osssssssss !
Olivar Leite.

4 comentários:

Caio Lima disse...

Grande MESTRE Olivar, valeu mesmo pelo treino. Nos ensinou não apenas tecnicas(ninjas por sinal), mas também a ter respeito por todos os outros e a nos comprometer mais em ajudar o jiu-jitsu aqui no Maranhão. Esperamos anciosos pela sua próxima visita

Unknown disse...

JIU-JITSU!! arte suave..
são essas oportunidades que aprendemos o verdadeiro ESPORTE,a verdadeira ARTE,o equilibrio,o dominío,o respeito,as técnicas ...
esperamos que todos desse meio ESPORTIVO vem sim colaborar com o grande desenvolvimento que é o JIU-JITSU.
valeuu!!! Olivar

Anônimo disse...

Mestre Olivar,
Queria parabeiza-lo pelo belo trabalho. Eu particularmente, sempre busquei o jiu-jitsu como um esporte e lazer, e tive a graça de encontrar Mestre Joelson e Mestre Wesley, com o pensamento voltado ao esporte, a família e a união,o que é pouco visto em nosso estado. É dificil fazer entender que futebol, volei, basquete, não é diferente de jiu-jitsu... esporte e saúde!
E o seu trabalho é salutar e honrroso... Honrrado estou eu, Pedro Quariguasi, em conhecer e ser aluno de um atleta completo como você.
Espero que volte em breve.
A sua presença será sempre bem vinda.
oossss...

Anônimo disse...

Olivar, cheguei agora de férias e lí teu comentário. Parabéns...
Não precisa falar mais nada por anos do jj do Maranhão, tu ja disse tudo o que tinha que dizer!!!
Abraço