segunda-feira, dezembro 22, 2008

FORÚM DEBATE RECONHECIMENTO DO MMA !


Fórum debate reconhecimento do MMA

O I Fórum Nacional de MMA (Mixed Martial Arts) foi realizado nos dias 19 a 21 de dezembro, no Hotel Wembley Inn, em Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O evento foi patrocinado pela Memorial Necrópole Ecumênica, de Santos, e reuniu patrocinadores, produtores e praticantes da modalidade de cinco Estados brasileiros, com o objetivo de discutir o reconhecimento do esporte.
“Antes denominado Vale-Tudo, o MMA carece de regras oficiais que garantam a padronização na arbitragem, direitos e deveres dos atletas, entre outras questões”, comentou o empresário Márcio Keske, organizador do I Fórum. “Essa regulamentação refletirá na própria evolução do esporte”.
Entre os temas discutidos no I Fórum, destaque para “MMA no Brasil: passado, presente e futuro”, “Organização e estrutura de eventos visando crescimento”, “Mídia especializada”, “MMA e Grande Imprensa”, “Regras”, “MMA como esporte” e “Direito no MMA”.
O promotor Wagner Gravanic, de Santos, apoiou a iniciativa. “A regulamentação do MMA terá extrema importância na difusão do esporte como fator de inclusão social”, disse Gravanic. Para o promotor Ricardo Saldanha, de Campinas, a regulamentação dará mais credibilidade e seriedade aos eventos de MMA.
O organizador do I Fórum, Xicão Joly, locutor de ringue e promotor de eventos, enfatizou que o nível dos debates foi além das expectativas, com grande interesse dos presentes em tirar dúvidas e apresentar sugestões para o desenvolvimento do MMA.
Frisou que, embora não presentes, diversos promotores de eventos também defendem a regulamentação do MMA, entre outros: Tatá Duarte, André Pederneiras, Ademir da Costa, Magno Alves, Carlão Barreto, Rodrigo Riscado, Bernardo Bessa, Wado de La Riva, Anderson Hickman, Beto Jablonski, Silvio Balerini, Ivan (Bebedouro), Nando Pida, Paulo Rambinho, Erivaldo Caicó, Oscar Camorra, Ricardo Santana, Maurício Neto, Paulo Zorello, Edney Pedroso, Munil Adriano, Mauro Breda, Nelson Selleri, Eugênio Tadeu.
Joly acrescentou que o II Fórum já está agendado para o período de 13 a 15 de março, cujo programa prevê a aprovação das entidades que irão conduzir o MMA e a definição de regras, com a realização de um curso de certificação de árbitros. Os interessados em participar podem se inscrever pelo e-mail mmaesporte@hotmail.com
Os debates resultaram na elaboração da “Carta de Ubatuba”, que relacionou princípios básicos para a uniformização das competições de MMA no Brasil.

CARTA DE UBATUBA

Reunidos no I Fórum Nacional de MMA, realizado nos dias 19 a 21 de dezembro de 2008, no Hotel Wembley Inn, em Ubatuba/SP, os abaixo-assinados defendem a regulamentação do MMA (Mixed Martial Arts), com o objetivo de que seja reconhecido como Esporte pelos órgãos oficiais do desporto nacional.
Nesse sentido, concordam em desenvolver e incentivar ações em torno do aprimoramento dos seguintes princípios básicos:

. Criação de entidades oficiais;
. Profissionalização;
. Definição de regras de arbitragem;
. Requisitos para organização e infra-estrutura de eventos;
. Preservação da integridade dos atletas;
. Difusão junto à Mídia e à sociedade em geral.

Márcio Keske
Xicão Joly
Cleber Junior
Denys Altstut
Cleber Rogers
Wagner de Souza Gravanic
Luiz Carlos Ferraz
Gustavo Conde Ventura
Denny Rogers
Ricardo Felix
Stevan Gutierrez Felippe
Fábio Rogério Maldonado
Herman Gutierrez
Filipe Carneiro
Beto Lopes
Cleber Paes
Valdinei Orlando
Miguel Repanas
Ricardo Moreira Saldanha
Carlos Galvão
Fabiano Diniz

Ubatuba, 21 de dezembro de 2008