segunda-feira, abril 20, 2009

WALTER MATTOS, DESBRAVADOR !!!


Em 1.998 quando fui me preparar com meu Mestre José Mário Sperry em Porto Alegre para o Brasileiro de Jiu-jitsu eu não só aprendi Jiu-jitsu, eu ganhei uma familia no sul, trata-se da Sul Jiu-jitsu, fundada pelos meus Mestres José Mário e Walter Mattos. O tempo passou, mas sempre que for agardecer as coisas boas que o Jiu-jitsu me proporcionou, terei que agradecer sempre a José Mário Sperry, Walter Mattos e aos amigos que fiz na Sul Jiu-jitsu, a minha academia.
Conheça agora aqui um pouco de Walter Mattos, o homem responsavél por Porto Alegre ser mais um celeiro de grandes valores de Jiu-jitsu no Mundo.

Mestre Walter Matos, como iniciou a sua relação com as Artes Marciais e quem o graduou faixa preta ?
INICIOU QUANDO TINHA 10 ANOS,COM O JUDO,SERGIO PENHA
Você foi o precursor do Jiu-jitsu em Porto Alegre, contenos um pouco sobre isso e é verdade que alguns dos primeiros alunos foram conquistados através da “via de fatos” ?
ISSO FOI UMA HISTORIA ENGRAÇADA,MAS VIA DE FATOS FOI O QUE ME AJUDOU A ARRUMAR UM MONTE DE ALUNOS HOJE GRANDES AMIGOS.
Veio então a Sul Jiu-jitsu, e a parceria com o então faixa marron José Mário Sperry, de onde veio essa relação ?
O ZÉ VEIO ACABAR UM CURSO DE PILOTO AQUI NO RIO GRANDE DO SUL ONDE EU DAVA AULA E ELE APARECEU PARA DAR UM TREINO E ACABOU FICANDO .VIRAMOS SÓCIOS ATÉ HOJE.
Vocês formaram uma tropa de elite nos grandes campeonatos de Jiu-jitsu e Submission com nomes como Fernando Paradeda, Bento Ribeiro, Fabiano Capoani, Junior “Jegue”, Haubert “Cabeça”, Guto Campos, Mário Reis e muitos outros a que você atribui tantos valores num lugar que não tinha tradição na Arte Suave ? O FATO DE NÃO TER PRAIA AJUDOU BASTANTE,ERA O DIA INTEIRO NA ACADEMIA NÃO TINHA COM NÃO FICAR BOM.
Ao abrir a Tatame, me deparo com a propaganda da Sul Jiu-jitsu comemorando 15 anos de sucesso, como é olhar para isso, qual a sua sensação ?
TRABALHO FEITO E COM MÉRITOS.
Hoje você apoia e é na verdade o grande anfitrião do mais bem organizado campeonato de Jiu-jitsu já realizado no País, você imaginou um dia ser Porto Alegre a capital desse acontecimento, qual o seu envolvimento como AbuDhabi Pró ?
Nunca pensei que Poa fosse capaz disso. Mas acho que o RS merece. O meu envolvimento é total.
Quando se fala de Sul Jiu-jitsu hoje a figura que vem a cabeça é a de Fernando Paradeda, você o preparou para isso, fazia parte dos seus planos telo como homem de frente ou a coisa foi acontecendo gradualmente ?
Não. Ele me msotrou para o que veio e eu dei as ferramentas a ele (merecimento total).
Você é um homem de negócios, inteligente, é essa a cara do novo Jiu-jitsu, de pessoas empreendedoras, capazes e dinâmicas, acabou de vez a figura do “bad boy” ?
Na realidade acho que o bad boy nunca existiu, somente a marca. Infelizmente nao aproveitaram como pediram. Acho que a cara nova a ser passada tem que ser do lutador educado, preparado e pronto para o business.
Entre esses anos, citenos nomes do passado da sua época, do passado mais recente da Sul Jiu-jitsu e de hoje que te agradam ver lutando a Arte Suave ?
Passado: Capoani, Jegue, Emiliano, Duda negão, Carlos Aveline e outros tantos que encheriam uma página, todos da Sul.
Do presente: gosto muito do Fernando Paradeda, Michel Maia, Bento Ribeiro, Zumbi Lara e outros vários.

Na sua opinião, qual o mais talentoso atleta que a Sul Jiu-jitsu já fez ?
Bento Ribeiro
Na Seletiva Sulamericana do AbuDhabi Pro do ano passado quais nomes te impressionaram na competição ?
Rafael Mendes, Michel Maia, Vinicios Corrales, Gustavos Campos, Otavio de Souza e Charles Cachoeira.
Com essa vida de empresário, na correria, sobra tempo ainda pra dar um treininho ?
Sempre sobra.
Citenos 2 momentos marcantes em sua vida no Jiu-jitsu e dois na vida pessoal do Walter Matos que ficarão pra sempre ?
Jiu jitsu: quando ganhei minha faixa preta e quando dei a primeira faixa preta
Vida: morte do meu pai e nascimento da minha filha
Se você pudesse hoje pedir perdão e dizer “muito obrigado” pra quem seria ?
Perdão para ninguém e obrigado ao Mestre Carlson Gracie
Sobre honra, amizade e familia, em duas frases ?
Zé Mário amizade, sobre honra tudo e familia Sul Jiu-Jitsu
Suas considerações finais e seus agradecimentos.
Treinar muito e obrigado a Sul jiu jitsu.

Walter Mattos

por Olivar Leite.

Nenhum comentário: