segunda-feira, dezembro 10, 2007

SUPER CHALLENGE, QUE VENHA MAIS !!!


Quando fui convidado para apresentar o Super Challenge Grappling fiquei muito honrado, pois foi através do Super Challenge MMA que eu aparecí para a grande mídia nas regiões Sul e Sudeste, já que eu já participara de vários eventos no Nordeste. Fazer novamente o evento que me colocou num patamar ao qual passei a ser respeitado como anouncer me deixou muito feliz, ainda que a organização estivesse a cargo de outras pessoas, no caso o Fernando Fepa, ao qual agradeço de público por esse importante convite. Desde a viagem, na chegada do aeroporto já tinha assunto suficiente para escrever aqui pra vocês, enquanto eu entrevistava Leonardo Chocolate para um site especializado em lutas que assim como eu achava que iria enfrentar Délson Pé de Chumbo, viamos chegar no aeroporto Antoine Jaoude, que ao ser indagado por Chocolate se ele iria ser árbitro do evento, soube ali, que o mesmo substituiria ao Pé de Chumbo, ou seja, seria ele o adversário de Chocolate, risada geral!!!
Quando nos dirigimos para a sala de embarque encontramos Bruno Bastos, que entre as coisas interessantes que falou, disse que ele era o patinho feio do evento, e que assim como o tal, poderia virar cisne, mais risadas!
Clima maneiro da viagem ficou mais agradavél ainda quando encontrei o grande parceiro Gleydson Venga, do Portal do Vale Tudo( www.portaldovaletudo.com.br) que como sempre fica tímido com as minhas abordagens cheias de brincadeiras, ele é um cara muito legal.
Chegamos a São Paulo!!!
Os lutadores iam chegando no hotel, o clima de confraternização era muito bacana, ambiente leve, reencontrei Fabricio Morango, que foi o campeão do Super Challenge MMA no GP até 83 kilos, sua Letícia, conheci o Lovato e bati um bom papo com eles e Xande Ribeiro , por lá a rapaziada da CBLA, representada por Francis e pelo Professor SilvioBerhing, enfim, organizamos a coletiva de imprensa que foi muito bacana, eu abri o evento naquele momento e uma das várias coisas legais foi ouvir Luis Big Mac dizer que sobre a luta entre ele e o Lovato no Mundial era passado e ouvir o Gabriel Vella ao responder a minha pergunta, dizer que ao chegar na Aliance, nas mãos do Fábio estava "morto" e que hoje ele estava na melhor condição dele como lutador, assim ele falou emocionado, muito maneiro. No mais foi perguntas e respostas triviais e depois da coletiva foi a reunião de regras com Rikcson Gracie o que se viu foi um show de tranquilidade, humildade e boa fé daquele que foi e é o maior ícone de lutas agarradas do mundo. Rickson conduziu
de forma brilhante a reunião de regras atendendo a todos com calma, elegância e bom humor, um verdadeiro exemplo para os demais Mestres e Professores, ai depois foi ver as feras todas presentes tietarem o maior de todos os tempos.
Enfim vamos ao evento. Quando eu abri a cerimônia do evento, me apressei em chamar a primeira luta, pois o público em São Paulo estava eufórico, então Bruno Bastos e Demian Maia abriram o show de lutas de Grappling, sendo essa luta vencida por Demian com uma passagem e uma montada, foram várias lutas boas, Cristiano Titi pegou um japonês desavisado que bateu rápido diante do excelente Jiu-jitsu do aluno de Draculino dando assim ao Titi uma premiação da mil dólares para a finalização mais rápida. Ai foi só show, mas não posso deixar de dizer que a batalha entre Gabriel Vella e André Galvão foi um show !!! Vella me surpreendeu com um Jiu-jitsu de lutador leve, Vella parecia que lutaria amassando sem muita velocidade, eu me enganei, ele deu giro, passou de todos os lados, pulou, deu queda belissima, jogou na pressão, dando giro o tempo todo, com muita raça, encheu meus olhos e foi assim que ele deixou pra trás o talentosissimo Eduardo Telles. Na outra luta de Vella ele enfrentou André Galvão e ai eu pensei: "Vella ta voltando as competições, tava meio parado, acho que o André vai dar um calor nele.", mas o garoto tava ali pra me "desmentir", lutou muito, jogou solto, porém forte, deu pressão na guarda do André Galvão, que quando esteve a frente do placar desconcentrou e brincou na frente de Vella, pagando feio, tomou um quedão que fez com que a torcida o acolhesse do outro lado do Ginásio do Clube Paulistano, já que a torcida de André Galvão estava em peso, André venceu na interpretação dos àrbitros, mas Vella venceu no entendimento dos entendidos de luta...Galvão na verdade só proporcionou show,e acho que a luta dele com Xande, mostrou o quanto esse garoto é talentoso, num piscar de olhos do Xande ele já estava nas costas tentando a finalização, deu um sufoco em Xande que provou ser um grande competidor, suportou a pressão e virou o placar ao seu favor, e o Galvão que na luta do Vella estava numa posição, na luta contra o Xande passou a estar em outra, mais uma vez os entendidos em lutas acharam que Galvão tinha vencido, os juizes não, e o que vale é a regra! Tarsis Humpreys foi um show a parte, lutou bem na sua primeira luta contra o japonês, depois enfrentou Antoine Jaoude que vinha de vitória sobre Léo Chocolate que diga-se de passagem, lutou muito bem em pé contra Antoine, e finalizou o finalista da IFL numa chave de perna.Mas a luta mais disputada na pontuação e com uma dose significativa de rivalidade sadia, foi entre Tarsis e Galvão, um lutasso, um verdadeiro show de Galvão e Tarsis, dessas lutas que você nunca mais esquece na vida, um show!!! Tarsis levou os 4 mil dólares da premiação de terceiro lugar.
Luis Big Mac toda vez que entrava, com sua malha apertando na linha de cintura, destoava dos corpos sarados e secos dos demais lutadores, e toda vez que ele aplicava suas quedas lindas de Judô, mais o"gordinho" era respeitado e temido na luta em pé. Demian Maia tomou um deashiharai que caiu batendo o braço, uma linda e plástica queda, e quedando e passando as guardas, com seu jeito humilde que ele se credenciou para a final contra Xande Ribeiro, vencida na porrogação sem nenhum ponto, sendo decidido pelos juizes a favor de Xande, que recebeu os 15 mil dólares e uma katana das mãos de Rikcson Gracie.
Xande é um atleta e tanto, forte, alongado, com um Jiu-jitsu refinado, na luta contra André Galvão, parecia que Xande iria levar a pior por toda a luta, quando após um movimento que resultou na interpretação de uma queda, Xande "arrancou" um gogóplata bizarro, fazendo André "roncar" e usar toda sua raça para não bater, um espetáculo para se assistir dezenas de vezes, desde a sua luta contra Avelan, quando abriu seus trabalhos dando um espetáculo, sim um espetáculo de Xande, assim como de Galvão, dos alunos do Fábio Gurgel, Gabriel Vella e Tarsis Humpreys, Cristiano Titi, Demiam, Big Mac, enfim de todos que proporcionaram o maior espetáculo de Grappling do Pais. Está de parabéns também Paulo Vasconcelos pela iniciativa e coragem, parabéns ao Guigo, ao Silvio Berhing e ao Barbosa, árbitros do evento, ao Mestre Rickson Gracie e a todos os técnicos e professores que apoiaram a iniciativa do Paulo.
Que venham mais Super Challenges Grappling, saúde e paz a todos!!!
Força e honra sempre !!!

Olivar Leite.
Fotos: Eduardo da Tatame.

Nenhum comentário: