quarta-feira, junho 06, 2007

PARCERIA YUDAN, MAIS CONHECIMENTO TÉCNICO PARA OS AMIGOS DO FIGHTeCIA!

INFORMA:


É com grande alegria que anunciamos uma parceria com o Kimonos Yudan, e para abrirmos e festejarmos a mesma,trago um artigo do mais festejado preparador físico de MMA e esportes de lutas,com vocês: Márcio Pimentel!!!


Preparação Física – Como, onde e com quem treinar para MMA:

Antes de começarmos a falar de preparação física, devemos estar cientes da alta complexidade do desporto a que vamos tratar. O MMA se caracteriza principalmente em agrupar diversas modalidades de luta em uma só.
O processo de preparação de um atleta de MMA passa por diversas modalidades de treinamento,
onde se deve dar importância a luta em pé, parte das quedas, a luta de chão, e aos treinamentos cardiovascular e neuromuscular, mais especificamente os treinos de força, nos levando a um problema que é encontrar as correlações mais efetivas de cargas a serem aplicadas em cada um dos treinamentos.
O resultado de um combate de MMA depende de exigências como qualidade, nível técnico, tático e preparação mental.
É importante ressaltar que é difícil chegar a um planejamento considerado adequado, pois são diversos fatores que influenciam tanto no treinamento quanto na performance desportiva.
No que diz respeito ao treinamento físico, técnico ou competitivo é necessário saber diversos pontos que podem intervir no treinamento e/ou no combate, para a partir disto, se traçar qual o tipo de treinamento a ser realizado e os objetivos a serem atingidos, levando-se em conta:
Disponibilidade de tempo para o treinamento: é em função deste que serão escolhidos os tipos e formas;

Condição inicial do atleta: estabelecer o tempo hábil para se alcançar o objetivo final;
Lastro fisiológico do atleta: passado atlético e hábitos de treinamento;
Fato importante é que mesmo os grandes nomes do MMA não sabem a data em que irão lutar, em algumas ocasiões treinam para a luta e ela não sai da promessa, ou seja, o que existe é a possibilidade(expectativa) de lutar, isto exige, com que o atleta se mantenha com um mínimo de condição física e técnica para se iniciar a fase de treinamento especial, e sabendo este, que
algumas etapas do treinamento serão deixadas de lado.
Uma periodização adequada deveria seguir as seguintes etapas:
Macro-ciclos, que é o tempo total do treinamento com o objetivo de se alcançar o peak da forma desportiva do atleta, podendo variar entre 3 a 6 meses, dependendo do atleta, ou num tempo mínimo de 2 meses, onde é primordial que o atleta tenha um lastro fisiológico bem desenvolvido, desde que o atleta se mantenha com o mínimo de capacidade física, com já foi citado anteriormente;
Meso-ciclos, que é a sub-divisão dos macro-ciclos de treinamento, permitindo uma melhor sub-divisão dos objetivos propostos a serem alcançados durante as fases do treinamento;
Micro-ciclos, que é a subdivisão dos meso-ciclos em dias e/ou semanas, e que nos permite organizar cada treinamento respeitando o volume e a intensidade de cada atividade e o tempo de recuperação dos mesmos.

O treinamento cardiovascular geral, seja com ênfase em aeróbio ou anaeróbio, pode ser adquirido através de corrida, bicicleta ou piscina, com objetivos distintos de melhorar a capacidade respiratória, ou seja, o chamado gás para a luta, e o neuromuscular através de treinamentos com pesos, onde devemos aprimorar as diversas modalidades de força que são necessárias no combate e também podendo ter a função de precaver e reabilitar algumas lesões.
Vale ressaltar que durante o treinamento especifico o atleta tem esses componentes(aeróbio, anaeróbio e força), e que também devem ser acompanhados pelo preparador físico, que deve buscar a melhora do rendimento a partir de exercícios e treinamento que reflitam uma proximidade do que pode acontecer na hora do combate.

É necessário identificarmos algumas qualidades físicas que os atletas de MMA devam possuir ou desenvolvê-las, e que são de extrema importância no momento em que iniciarmos um planejamento.
· Habilidade – capacidade de alcançar um resultado com a menor quantidade possível de gasto de esforço energético;
· Força/potência – capacidade de deslocar peso/carga de maneira determinada e velocidade exigida;

· Resistência – capacidade de sustentar diferentes intensidades de performance ou atividade por um determinado período de tempo;
· Velocidade – capacidade de incrementar a razão/proporção da qual a força do atleta pode ser aplicada;
· Flexibilidade – variedade de movimento que pode ser aplicada a articulação sem perda de estabilidade, força ou risco de lesão;
· Psicologia – capacidade de adotar a atitude apropriada e responder a uma situação particular quando for requerido um resultado desejado.
Fatores que afetam o desempenho:

Modificadores:
Comportamento – motivação, personalidade, ansiedade e cognição;
Constituição – antropometria, cinesiologia, idade, sexo, agressividade;
Estilo de vida – dieta, álcool, drogas, descanso, fumo, treino;
Ambiente
– altitude, calor, frio.
Componentes:
Flexibilidade, velocidade, força/potência, resistência, habilidade e psicologia.
Como mencionado anteriormente o treinamento de força é um dos componentes de maior importância a ser trabalhado, mas para isto devemos saber o que é força?
“É uma forma de treinamento para a melhora da força máxima, da força rápida (potência) e da resistência de velocidade. É dividido em treinamento de força geral e treinamento de força específica”. Barbanti,1994

O Preparador Físico ao elaborar o treino se depara com algumas dificuldades, dentre elas:
Carência de estudos referentes à especificidade
Característica acíclica do desporto
Grande variação de categorias de peso e de modalidades de luta
Mesmo treinamento para todos
Treinamento empírico

Um detalhe importante no planejamento do treinamento é organizar cada sessão de treino de modo que o atleta possa se recuperar para uma próxima sessão. Para que isto aconteça é necessário não somente o conhecimento cientifico, mas também, e tão ou mais importante que todo o planejamento é o feeling do treinador.
RECUPERAÇÃO TOTAL APÓS DIFERENTES CARACTERÍSTICAS DE TREINAMENTO:
Velocidade - 10 a 14 Horas / Anaeróbio, 26 a 28 Horas / Aeróbio, 9 a 11 Horas / velocidade
Anaeróbio - 9 a 11 Horas / Aeróbio, 27 a 30 Horas / Anaeróbio, 50 a 60 Horas / Velocidade
Aeróbio - 7 a 9 Horas / Velocidade, 38 a 40 Horas / Anaeróbio, 78 a 82 Horas / Aeróbio

Um outro fator que precisamos ter muito cuidado é com a disposição das sessões de treino, respeitando as seguintes variações de cargas de treinamento:
1ºTÉCNICO 2º FORÇA
1ºTÉCNICO2º VELOC.
1ºTÉCNICO2º AN.LÁT.
1ºTÉCNICO2­º FLEXIB.
1ºTÉCNICO2º AERÓBIO


1º VELOC.2º FORÇA
1º VELOC.2º FLEXIB.

1º VELOC.2º AN.LÁT.
1º FORÇA2º AN.ALÁT.
1º FORÇA2º AERÓBIO
1º FORÇA2º FLEXIB.
1º FLEXIB.2º AN.LÁT.
1º FORÇA2º AN.ALÁT.
1º AERÓBIO2º AERÓBIO

A.C.Gomes, 2000


Podemos concluir, que a preparação de um atleta de MMA, apesar de todos os fatores expostos acima, depende do empenho do atleta nos treinamento, de que forma ele superará as adversidades que por ventura ocorram no combate, de um boa equipe de treinadores, onde bom é acreditar no que os treinadores o orientam a fazer, e que está equipe esteja em sintonia nos treinamentos para que não ocorra excessos que possam vir a causar um processo de over-training, pois o sucesso do atleta depende não somente do seu talento mais de um trabalho duro e intenso onde todos participam e almejem o mesmo objetivo, que é a VITÓRIA.

Márcio Pimentel (na foto à esquerda c/nosso também parceiro Fabinho)
Um dos Sócios da Fábrica de Kimonos Yudan,
Preparador Físico da Equipe de Judô da Universidade Gama Filho, da Seleção, Brasileira Feminina de Luta (Wrestling), dos atletas de MMA, Murilo Bustamante, Fabiano Capoani, Antoine Jaoude, Vitor “Shaolin” Ribeiro,
Alguns atletas que já treinou:

Pedro Rizzo, José Mário Sperry, Saulo Ribeiro, Alexandre Ribeiro, Márcio “Pé de Pano”, Vitor Belfort.

Nenhum comentário: