quarta-feira, agosto 15, 2007

RESPEITANDO AS FASES DA ATIVIDADE FÍSICA!


Os componentes que deverão estar presentes em uma prescrição sistemática de exercício físico incluem: as modalidades apropriada à freqüência, à duração, à intensidade e à progressão da atividade física

AQUECIMENTO:

O aquecimento facilita ao indivíduo sair da situação de repouso para de exercício, alongando seus músculos posturais, aumentando a freqüência cardíaca, a pressão arterial e a taxa metabólica. Há, devido a essas alterações, uma relação diretamente proporcional entre o aquecimento e a redução de lesões músculoesqueléticas e de distúrbios cardiovasculares.


FASE DE ENDURANCE:

O estímulo de endurance desenvolve a aptidão cardiorrespiratória, através de atividade aeróbica contínua ou intermitente.

A duração dessa fase está inversamente relacionada à intensidade da atividade física, ou seja, quanto mais intenso o exercício, menor deverá ser a duração. Essa assertiva deverá sempre ser levada em consideração, principalmente com pessoas com um nível de condicionamento físico fraco.

VOLTA À CALMA:

Nesse período a pessoa irá se ajustar fisiologicamente: retorno da freqüência cardíaca e da pressão arterial aos valores próximos ao de repouso, acelera do retorno venoso, facilita a dissipação de calor corporal, promove a remoção mais acelerada do ácido lático, entre outros.

A fase de volta à calma inclui exercícios de intensidades decrescentes como caminhada ou trote mais lentos, exercícios de calistenia e de alongamento (imprescindível nessa fase).

O Instrutor não deverá omitir esta fase durante a Instrução de Manutenção de Capacitação Física, pois existem várias evidências científicas associando esta omissão com uma maior incidência de complicações cardiovasculares (Haskell, WL – 1978).


Bem se você insiste em ir para a academia e fazer por exemplo: uma aula de alongamento ou Yoga pra depois subir numa bicicleta de Spinnin ou numa super aula de local e ir pra casa, você está fazendo exatamenteTUDO ERRADO, indo de encontro a montagem correta da sua atividade que é;

AQUECIMENTO

FASE DE ENDURANCE

VOLTA A CALMA

Só pra tirar qualquer dúvida: isso é científico !!!!!!!!!!!!!


Olivar Leite.

Nenhum comentário: