sábado, setembro 15, 2007

PREPARAÇÃO FÍSICA


PREPARAÇÃO FÍSICA PARA LUTADORES DE JIU-JITSU (Treinamento e Determinação)
Cada vez mais lutadores vêm buscando treinamentos específicos que melhorem suas condições de combate e performance, tornando-os superiores aos seus adversários.
Hoje em dia, com o alto nível técnico em que se encontra os lutadores, o preparo físico vem se tornando um fator diferencial para vitória.
Devido a massificação das lutas e da expansão das artes marciais, principalmente do Jiu-Jitsu , os lutadores estão cada vez mais técnicos e buscam qualidade de treinamento físico.
Partindo deste ponto e com a experiência adquirida ao longo dos anos, convivendo e treinando atletas consegui ótimos resultados a partir do treinamento especifico. Estes atletas acabavam perdendo ponto por algumas fraquezas detectadas na preparação física e assim focamos o trabalho na sua deficiência. Para melhorarmos os limites de um atleta devemos contentemente testa-los. Procurando detectar com individualidade qual característica ou aptidão falta para determinado atleta.
Existem 12 princípios básicos para montar um treino para o lutador, estes princípios irei abortar sempre no site para nortear e auxiliar no treinamento dos leitores direcionada a cada necessidade.
Ultimamente vem se utilizando o método da escalada indoor, por possuir algumas características que auxiliam o lutador, além quebrar a monotonia e tirar um pouco a rotina de treinamento que geralmente é muito exaustiva. Este método atua de forma positiva. A escalada é um exercício que atua na explosão, elasticidade, no aumento da capacidade cardiorespiratória e na força do ante braço, que é essencial para a pegada.
Diferentes conselhos podem ser dados em diferentes maneiras, mas uma boa maneira é testar o atleta em treinamento e examinar o valor daquilo que realizou.
Não transforme numa profecia negativa a preparação física, pois alguns atletas encaram como uma obrigação, tendo prazer só em treinar tecnicamente sua arte. Pense que esta hora é um presente que pode fazer uma grande diferença nos tatames. Acredite no seu potencial, acredite em você!

Carolina Hausser é lutadora de Jiu Jitsu e Judô, trabalha com Biomecânica e Preparação física de atletas, seu contato é carolinahausser@hotmail.com.
Por Mila Almeida

Nenhum comentário: