sexta-feira, janeiro 04, 2008

GLEIDSON VENGA DO PORTAL DO VALE TUDO POR OLIVAR LEITE DO FIGHTeCIA!




Eu entrevisto para vocês Gleidson Venga, o criador do Portal do Vale Tudo, um verdadeiro fenômeno da internet que para nossa sorte é um dos maiores veículos do MMA do Mundo. Confira abaixo a entrevista feita com mais uma amizade que o esporte me deu de presente, Gleidson Venga:

Como surgiu a idéia do Portal do Vale Tudo ?
Cresci lendo jornais e revistas, sempre gostei dessa área de jornalismo. Então logo que adquiri meu primeiro computador comecei a correr atrás e aprender como se fazia um site. Na época os sites brasileiros não eram muito atualizados. Em julho de 2001 consegui colocar o Portal no ar e passei a divulgar pela internet. A partir dali o sonho foi se tornando realidade.

Você é muito novo, sempre causa espanto quando as pessoas confirmam ser você o Gleidson Venga do Portal, a que você atribui tanto respeito e credibilidade ?
As principais coisas que prezo no trabalho são a responsabilidade e honestidade. Como sempre me baseei nisso, fiz o Portal ser reconhecido como um veículo sério. Independente de ter 20 ou 50 anos, acho que a pessoa que trabalhar com esse pensamento terá seu reconhecimento.


O Portal é o segundo site mais acessado do mundo em MMA , você atribui que diferencial para esse sucesso ?
A quantidade de informações que oferecemos aos internautas. São noticias diarias, matérias sobre eventos, fotos, vídeos exclusivos e, claro, o fórum de discussões. Todo fã de vale tudo acessa o Portal porque, além de poder ler a noticia na home e no fórum, pode discutir ou ler as opiniões de outros fãs. Sem contar que a presença de vários atletas participando das discussões engrandece ainda mais os tópicos e atrai muita atenção dos internautas.

O seu fórum é amado e odiado por muitos, você não acha que o fórum bem usado é uma excelente arma para o crescimento e a popularização do MMA ?
Na minha opinião, o fórum é o principal canal de comunicação entre fãs, lutadores, empresários, treinadores, etc. Sem duvida nenhuma, é ali que o atleta entra pra ver como repercutiu sua última atuação ou declaração. Claro que não há somente elogios, há criticas também, mas acho que na maioria dos casos dá pra assimilá-las sem grandes problemas. As pessoas devem entender que o vale tudo, até certo ponto, é como o futebol, mexe com a paixão dos fãs, por isso muitos se exaltam, pois são fãs do fulano e não gostam do ciclano. É como o flamenguista que não gosta do vasco, é simples. A nossa equipe de moderação tenta é coibir excessos e falta de respeito, isso realmente não permitimos. Tenho muito orgulho do trabalho que nossa equipe faz, acho que nenhum outro fórum no mundo (do tamanho do nosso) tem uma equipe tão boa e que trabalha tanto quanto a nossa. São mais de 10 mil mensagens por semana, é o maior fórum de discussões sobre esportes em geral do Brasil. Estamos no país do futebol e o maior fórum de esportes é sobre vale tudo...

Você concorda que falta maturidade para o desenvolvimento dos tópicos que muita das vezes são de qualidades ?
É como eu disse, é dificil exigir um nível elevado de discussões com a quantidade de usuarios que temos e com tantas rivalidades envolvidas. Se vc reparar, hoje existe rivalidade entre lutadores, equipes, modalidades e até eventos (UFC x pride). Lógico que poderia ser melhor, mas acho que está dentro do possível, do aceitável. As ofensas são sempre coibidas e, quando acontecem, os usuarios são punidos. Há regras no fórum e elas são seguidas.

Quem são seus principais parceiros e contribuintes ?
São tantos... A equipe de moderação do fórum (são umas 15 pessoas trabalhando), temos colaboradores no Brasil inteiro, tenho um excelente relacionamento com os outros veiculos da imprensa, todas as equipes nos recebem bem, os empresários que investem no Portal... é muita gente.

Dentro do Brasil, que site de lutas você costuma acessar, e internacionais, quais você indicaria fora o Portal ?
Acesso muitos sites, vou citar só os principais: Fightecia, TATAME, Gracie e Sherdog. Quem acessar estes quatro e o Portal estará muito bem informado... rs

Como você vê esse monopólio do UFC ?
Acho que nenhum monopólio é benéfico. Eu gosto de muitas coisas do UFC, como o show, a antecedencia em divulgar cards, a promoção dos eventos, etc. Porém acho muito necessário ter um novo Pride, ter o HERO´s, a IFL, o Elite, etc, pois assim os lutadores serão mais respeitados, serão bem pagos e ninguém ficará dependente de uma só organização, precisando se sujeitar a certas coisas só por falta de opção.

Dentre tantos eventos no Brasil que você esteve presente, qual mais se aproximou daquilo que almejamos para os eventos nacionais ?
Olha, de uns dois anos pra cá, os shows brasileiros estão com um nível muito bom de produção, de card, e de tratamento aos lutadores e a imprensa. É dificil citar somente um, mas tivemos a MTL, o Predador, Fury, o Super Challenge, Shooto Brasil... Há outros eventos menores, mas que dão show também na escolha do card e no suporte aos atletas como o Max Fight, Prime MMA, enfim, o trabalho vem sendo bem feito quando há pessoas sérias envolvidas.

Dentro da sua carreira de cobertura de eventos, qual evento mais te marcou e por quê ?
Escolho dois, o ADCC 2003 e o Super Challenge (de vale tudo). O ADCC foi um dos meus primeiros eventos e os maiores grapplers do mundo estavam ali. Foi ali que o Marcelinho conquistou seu primeiro título, e eu vi todas suas lutas. O Arona venceu o Mark Kerr, o Cacareco bateu na trave duas vezes, foi inesquecivel. E o Super Challenge teve a maior concentração de casca-grossa por metro quadrado que eu já vi. O evento conseguiu reunir diversas feras nos torneios, fez duas super lutas e na platéia tinha os maiores ídolos do esporte como Pedro Rizzo, Minotauro, Minotouro, Wanderlei Silva, Babalu, etc...

Faça um apanhado do futuro do MMA para os próximos anos ?
Acho que o esporte já está bem encaminhado nos EUA e no Japão, a Europa está um pouco abaixo, mas está no caminho. Os empresários que fazem os eventos no Brasil já descobriram o caminho das pedras para produzir shows legais e com profissionalismo. Acho que o próximo passo por aqui é mesmo o apoio da grande mídia, seja os jornais ou tevê, mas isso tudo é uma questão de tempo. Existem várias formiguinhas trabalhando duro por aqui e logo o vale tudo vai bombar. Acho impossível a grande mídia fechar os olhos por muito mais tempo com o sucesso de nossos lutadores, são vários títulos mundiais que possuimos, e a cada dia surgem mais fãs. É questão de tempo, mas nosso trabalho é fazer um atalho para isso e chegarmos ao nosso objetivo o mais rápido possível.
Deixe uma mensagem e faça seus agradecimentos aqui no FighteCia ?
Obrigado a você, meu amigo Olivar, pelo espaço e pra poder falar um pouco do nosso trabalho. Acesso o Fightecia todos os dias e recomendo a todos. Estamos sempre juntos nos eventos e vamos continuar lutando pelo nosso esporte. Grande abraço.

Olivar Leite.

Nota: fique por dentro , www.portaldovaletudo.com.br

Um comentário:

Anônimo disse...

buy xanax xanax tumblr - xanax withdrawal long do symptoms last