sexta-feira, janeiro 18, 2008

MARCELO "TETEL" POR OLIVAR LEITE.




Com vocês Marcelo Tetel, parte viva da história do Jiu-jitsu e do MMA no Brasil que se mantém firme nas organizações dos grandes eventos, no trabalho de descobrir novos valores e de agenciar lutadores. Leia a entrevista e saiba mais desse incansavél multi facetado das lutas do Brasil e do Mundo:






Começa um ano que promete para o MMA brasileiro e internacional o que você espera desse ano e quais as suas pespectivas para o cenário internacional ?

Espero a continuação do que foi 2007, muito desenvolvimento com fatores extras. O retorno do Japão no cenário mundial deve trazer mudanças interessantes, sobretudo nesse primeiro semestre. Com as atividades da DSE descontinuadas em Maio, houve um êxodo dos grandes talentos para o mercado americano. Poucos foram os atletas que não assinaram com eventos americanos e o próprio K-1. Isso faz com que as opções atuais no Japão apontem na direção de uma renovação dos nomes que vão se apresentar por lá. Neste aspecto a consequência no mercado nacional é muito importante uma vez que, o palco nacional nunca foi tão importante para a construção do cartel dos atletas e também para o registro de mateiral destes talentos e o envio desse material para análise deste mercado renascendo. Dentro dessa perspectiva espero poder contribuir conquistando oportunidades para os atletas com os quais trabalho.

No ano de 2007 você assumiu a B-Tough e o crescimento e a popularização da empresa foi muito positivo, comenta-se a sua saida da B-Tough e o término da parceria com Maurico, o que isso tem de real, o que você pode nos falar a cerca disso ?



Fui convidado pelo Mauricio para assumir as operações da B-Tough e começamos o trabalho efetivamente em Fevereiro. Ele estava muito assoberbado com o volume de trabalho para manter uma publicação quinzenal, o que é um trabalho hercúleo, no qual ele apostava suas fichas e fiquei à frente dos trabalhos da agência. Foi um período de muito trabalho e muito plantio que resultou numa collheita inevitável. Fico muito feliz de ter tido a oportunidade de colaborar para o crescimento da empresa e acho que no período em que estivemos juntos não pudemos reclamar pois fizemos grandes coisas. A minha saída da B-Tough é real, aconteceu em no fim de Outbro e não há muito o que comentar a respeito. Encaro a experiência de forma muito positiva pois o trabalho da agência no ano de 2007 fala por si só. A empresa está posicionada no mercado de forma muito importante e agora vou voltar a trabalhar de forma independente como fazia antes do trabalho na empresa. Mais uma etapa cumprida e vamos a novos desafios, coisa que adoro. Acho que a estrutura é muito importante e trabalhei duro nos últimos 3 meses para conseguir montar minha equipe e estrutura de forma a trabalhar competitivamente nesse mercado e manter meu relacionamento com atletas, chefes de equipe, empresários, investidores e promotores de eventos. ´Vamos ver o que 2008 nos reserva, espero que excelentes frutos resultem desse trabalho

Você foi um dos pioneiros em levar lutadores brasileiros para o UFC, fale-nos desse inicio e da participação do Luis Banha no UFC .



O UFC passou por diversas fases. Trabalho com essa organização desde a época da SEG, quando o dono da empresa ainda era o Bob Meyrowitz e o matchmaker era o John Perreti. O Murilo foi contratado para lutar no UFC Japão, que era a franquia japonesa do evento que era de propriedade do Akira Sakata. Em 2001 o evento foi comprado pelos irmãos Ferttita e passamos a tratar com o Dana e o Joe Silva. Nessa época o Murilo foi campeão do evento e negociei a ida do Anderson Silva para lutar pelo cinturão até 77kg contra o Carlos Newton no UFC 34. A negociação deu pra trás no último segundo e ele acabou só entrando no evento em 2006. Naquela época o UFC tinha uma boa organização porém com menos estrutura que a atual obviamente. Hoje o UFC é a principal plataforma de exposição para que o atleta possa capitalizar com sua performance dentro e fora do ringue. Dentro dessa perspectiva fico muito feliz de poder trabalhar com o Banha. Um atleta duríssimo e que tem tudo pra brilhar entre os melhores do mundo nessa categoria. Ele tem talento e dedicação suficiente para chegar lá. Tanto que em menos de um ano ele estava lutando aqui no Brasil e sua luta de maior expressão foi uma preliminar no Fury. Hoje ele está no melhor evento do mundo. Dentro em muito breve ele vai estar se apresentando novamente no UFC.

A nossa melhor lutadora do Brasil, Vanessa Porto enfim conseguiu lutar eventos internacionais e pode provar o que eu sempre soube: ela é excelente, que história é essa que você foi ménager, sparring, córner, tudo ao mesmo tempo?



A Vanessa é uma lutadora excepcional. Uma menina que tem talento, técnica, força e muita, muita vontade. Merece o futuro brilhante que vislumbro pra ela. Na verdade o evento manda passagens pra ela e mais um corner. O Pedro Iglesias não tem visto pros EUA e como não falam inglês eu fui com ela. Chegamos lá e acabei tendo que fazer o serviço completo pois ela estava um bocado insegura. Fomos na academia, treinamos chão e acabei mostrando algumas posições pra ela, e fomos pro dia luta, onde tive que aquecer com ela, puxar manopla, ficar no corner e depois receber a bolsa e negociar as próximas lutas. Graças a Deus correu tudo bem e ela foi vitoriosa. Engraçado mesmo foi o episódio do exame oftalmológico onde ela foi testada e estava sem óculos e nào acertava as letras que apareciam na parede. Como as letras em inglês são pronunciadas de forma diferente eu, que já estava com medo dela ser vetada no exame médico, "Traduzi" o exame de vista e ela acabou conseguindo a licença! Foi tragicômico!

Você costuma ser chamado para as organizações de grandes eventos no Brasil, já tem alguma coisa em vista, você pretende um dia organizar o seu evento ?



Estamos em Janeiro e já tenho 2 eventos a realizar. O mercado deve aquecer depois do carnaval e pretendo fazer muitos esse ano. Qto a organizar o meu evento, quando eu tiver condições financeiras de fazer o que os investidores que me contratam fazem, certamente eu estarei realizando o meu. Na verdade, eu colaboro com o esporte da maneira que acho que me encaixo melhor e contribuo para o desenvolvimento dele nesse aspecto. Não tnho a vaidade de querer ter o meu evento por puro capricho. Amo esse esporte e estou nisso há muito tempo. O mercado está crescendo muito mas o Brasil precisa desenvolver uma robustez maior. Quando isso acontecer vamos todos sorrir muito!

Hoje quais os lutadores que você trabalha e em que eventos você tem como meta colocá-los ?



Trabalho com diversos atletas que estavam comigo na B-Tough e outros ficaram com o Maurício. Traballho ainda com o Vitor Viana, Eduardo Pamplona e Sérgio Moraes. Tenho trabalhado com todos os eventos nacionais e me esfroçando muito para colocá-los em eventos internacionais. O mercado é muito competitivo mas tenho, graças a Deus, uma boa entrada em bons eventos. Em breve teremos notícias.

Conte-nos um fato marcante na sua vida profissional que aconteceu no ano que passou.



O ano que passou foi muito importante sob o ponto de vista profissional. Após o Superchallenge, que organizei em 2006, mantive a intensidade e em 2007 representamos o Art Of War no Brasil, realizamos a MTL,que foi um marco no Brasil, e todos os atletas representados por mim trabalharam. Foi um ano muito produtivo. Sem dúvida a MTL foi um evento muito gratificante de fazer. Desde a concepção, planejamento à execução. Todas as etapas foram muito bem executadas e o sucesso foi retumbante. Se tivesse que destacar um dos trabalhos esse ano, certamente seria esse.

Qual a principal meta para Marcelo Tetel em 2008 como profissional e como homem ?



Como profissional minha meta é manter o ritmo de trabalho e colher os frutos do que venho plantando, que com certeza virão nesse ano. Quero ver todos os atletas que represento trabalhando, descobrir novos talentos e proporcionar-lhes oportunidades de trabalho. Trabalhar na realização de novos eventos e novos desafios, que tanto gosto. Como homem, sou um cara super simples, que gosta de coisas simples, quero ter a tranquilidade pra poder viver uma vida normal, estar com a mulher que eu amo, passear com filhos, e viver a paz dos justos!

Faça seus agradecimentos



Agradeço a todos aqueles que mantem a fé e confiança em mim. No âmbito profissional, aos meus atletas, aos meus parceiros de trabalho, Fábio Gurgel, Buckeye Epstein e CJ Comu, a todo o pessoal que ajudou na oganização da MTL, em especial à Natália Reia. Muita gente importante trabalhou comigo esse ano inclusive vc, Olivar.



Na vida pessoal quero agradecer à minha mãe, que me dá um enorme apoio, à minha mulher, Carla Monteiro, companheira de todas as horas que fez a diferença no ano que passou, e aqueles que são uma grande motivação para manter o ritmo e o volume das minhas atividades, meus filhos Tomaz e Miguel.



Olivar Leite.

Nenhum comentário: