terça-feira, outubro 02, 2007

MMA, sob o meu ponto de vista!

Mix Marcial Artes, para mim não é apenas um esporte, é a forma encontrada de unir a beleza de várias lutas, num espetáculo só.
A popularização do esporte vem aumentando a cada dia, mesmo sem o apoio de muitas organizações financeiras, dos meios de comunicação que ainda hoje voltam a sua atenção para esportes que estes consideram do gosto do brasileiro, deixando de lado o MMA que a cada dia conquista não só” telespectadores”, mais os apaixonados por luta de uma forma geral, crianças, mulheres e até familias inteiras. O fato é que eles esqueceram que o vale-tudo é atualmente um dos esportes mais populares do mundo e que nos EUA e no Japão, e que este esporte movimenta muitos milhões, seja como bolsa de atletas, eventos, merchandising e canais pay-per-view. No Japão, cujo PIB é de US$ 4,95 trilhões (dados de 2002), o mixed martial arts, é o segundo esporte mais popular, só ficando atrás para o beisebol. No EUA já vem se falando que o MMA vem deixando para trás o Boxe, que sempre foi considerado paixão nacional e que gerava altos lucros. No ano de 2003 com a chegada do UFC ao solo americano, idealizado por Rorion Gracie, que atualmente é comandado por Dana White, os empresários financiadores do Boxe, se sentiram ameaçados com a febre que o MMA podia vir a causar nos EUA e começaram a marginalizar o esporte, fazendo com que esse fosse banido de alguns estados americanos. Cada evento do Ultimate Fighting, que é o maior show de MMA dos EUA, fatura, em média, US$ 20 milhões somente com vendas em pay-per-view, sem contar patrocínio, ingressos...Será que ninguém vê que isso também pode acontecer no Brasil?
Sem apoio das autoridades, da mídia a situação se complica. Um exemplo é a da cidade do Rio de Janeiro, onde o esporte foi duramente criticado por políticos, fazendo com que a população leiga encarasse o MMA como violência , e não como esporte.
Apesar do pouco caso que muita emissoras fazem com o MMA, a ESPN vem transmitindo alguns eventos, e dando enfoque ao esporte no seu site, a RedeTV por sua vez fez contrato para transmitir o K-1 e o FX o UFC e o reality show Ultimater Fighter.
E para finalizar meu texto, queria ressaltar que os grandes herois, são os atletas brasileiros, que muitas vezes sem apoio nenhum, lutam e conseguem alcançar o que sempre sonharam. Ninguem se interessa em investir nos esportes, fazendo com que as bolsas sejam baratas demais e os eventos acabam sendo disputados por atletas que estão iniciando, mas estes guerreiros não desistem e mostram que o que é visto com violência na verdade é pura arte.


Por Mila Almeida

Nenhum comentário: